Com ampla experiência em gestão, produção executiva e direção de arte, a elaboração artística de Vanessa Rodrigues Aguiar representa uma plataforma de diálogo entre diversos fazeres e linguagens.
Arquiteta e urbanista Vanessa Rodrigues Aguiar, especializada em cenografia e arte do movimento (LABAN), atua desenhando espaços, produtos, moda e artes gráficas. Na microempresa “atelier ABOUT”, aperfeiçoou seu processo de trabalho e ampliou seu conhecimento técnico nas áreas de design gráfico (print|web) e de produto, e na gestão de recursos humanos e financeiro-administrativos.
Trabalha em parcerias com artistas e intelectuais, trabalhando na idealização, estruturação e gestão de projetos culturais nas áreas de educação, cinema, fotografia, editorial, entre outras.
Na produção executiva, destaca-se pela sua atuação, em parceria com a Dino Filmes, nos documentários: “Luz, Câmera, Inclusão… Um Filme Sobre a Luta Antimanicomial” (2016), “História Oral da Gente de Santos” (2018), “Cidade do Mar”(2021), aprovado no Edital Proac Expresso Lei Aldir Blanc No 56/2020, além do curta de ficção “Quando as máquinas param” (2021), aprovado no 1o Concurso da Prefeitura Municipal de Santos de Apoio a Projetos Culturais de Curtas-Metragens. Em 2022, lança o curta de animação “O Gato Fantasma do Cemitério do Paquetá”, de produção independente, sendo premiado em mais de 8 diversos festivais nacionais e internacionais. Em parceria com cacique Werá Mirim (Ronildo Amandios) e o cineasta Dino Menezes, executa o curta de documentário “Nhãndê Kuery Mã Hi’ãn Rivê Hê’Yin” conquistando mais de 40 festivais nacionais e internacionais em 2023. O curta de documentário “Índio não é fantasia”, aprovado pelo Edital Proac Direto 38/2021 e lançado em 2024 segue em fase de distribuição. Em fase de finalização, é produtora geral e executiva no curta de ficção “Homens de Papel”, em parceria com a roteirista Nilma Nunes, projeto contemplado no edital LPG Santos N° 08/2023.
Além dos projetos na área do cinema, Vanessa segue em parceria com Dino Menezes no projeto “Pra quem acredita em Fantasmas” na editoração e criação artística de livros e eventos desde 2018.
Atualmente, a produtora e artista, está à frente da executiva do MABS (Movimento Audiovisual da Baixada Santista) junto com Eduardo Ferreira e da Mostra Cine Debate (MCD) em Santos.
conheça + https://vanraportfolio.blogspot.com/